Homenagem ao Prf. Dr. José Encarnação

Aqui deixo um excerto da publicação:
Publico 29.11.2006 - 18h09
Cientista José Encarnação recebe Grã-Cruz Federal de Mérito na Alemanha
O professor José Luís Encarnação, ex-director do Instituto Fraunhof de Computação Gráfica, em Darmstadt, na Alemanha, foi agraciado com a Grã-Cruz de Mérito da República Federal da Alemanha.
A medalha, uma das maiores condecorações alemãs, vai ser atribuída pelo secretário de Estado do ministério federal da Educação e Investigação, Andreas Storm, em cerimónia a realizar na segunda-feira, no Instituto Gustav Stresemann, em Bona.
"Por proposta do Ministério da Educação e da Investigação, o Presidente da República, Horst Koehler, resolveu atribuir esta condecoração ao professor Encarnação pelos seus extraordinários méritos no domínio da informática alemã", refere num comunicado de imprensa o Instituto Fraunhof.
"Passei a maior parte da minha vida na Alemanha, foi aqui que dei os meus primeiros passos científicos, fundei as minhas primeiras instituições de pesquisa e por isso alegro-me muito por receber mais esta condecoração do país que se tornou a minha pátria", disse o professor português, citado no mesmo comunicado.
O secretário de Estado da Educação e Investigação, Andreas Storm, considerou José Luís Encarnação "um caso de sorte para a informática em Darmstadt, na Alemanha e na Europa", e simultaneamente "uma personalidade fascinante".
José Luís Encarnação nasceu em Cascais, a 30 de Maio de 1941, e foi estudar Engenharia para Berlim aos 18 anos de idade, com uma bolsa da Fundação Gulbenkian, tendo concluído o seu curso com distinção em 1970.
Após um curto período no Instituto Heinrich Hertz, em Berlim, tornou-se professor assistente na Universidade do Sarre, em Saarbruecken. Em 1975, transferiu-se, já como professor catedrático, para a Universidade Técnica de Darmstadt, perto de Frankfurt. Doze anos depois fundou o Instituto Fraunhof de Computação Gráfica, integrado na mesma universidade.
Mais tarde, como director do Grupo Fraunhof de Informação e Técnica de Comunicação, a que pertencem 15 institutos, foi vários anos membros da presidência do Instituto Fraunhof, uma das entidades científicas mais conceituadas da Alemanha.
O cientista português reformou-se em Outubro deste ano, mas continua em actividade como presidente da Fundação INI-GraphicsNet, que ele próprio fundou, e que é pólo central de uma rede mundial de 20 centros de computação gráfica espalhados pelo mundo, nomeadamente na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Em meados dos anos 90, passou a ser conselheiro do ministério federal da Educação e Investigação, ajudando a Alemanha elaborar programas de fomento para a pesquisa informática, em domínios tão complexos como a realidade virtual e a realidade aumentada.
O cientista já conquistou vários prémios, nomeadamente a medalha Konrad Zuse da Sociedade de Informática, o Prémio de Tecnologia da Fundação Eduard Rhein e o Steven Coons Award, da Amerikanischen Association for Computing Machinery.
Além disso, recebeu títulos de doutor honoris causa das universidades de Lisboa, Minho, Rostock (Alemanha), São Paulo (Brasil), Maribor (Eslovénia) e Zhejiang (China).
No capítulo das condecorações, já tinha sido distinguido na Alemanha por duas vezes, em 1983 e 1995, com a Cruz Federal de Mérito. Em 2001 recebeu das mãos do então Presidente da República português, Jorge Sampaio, a Ordem Militar de Santiago de Espada.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home